sábado, 8 de novembro de 2008

Olga


O livro-reportagem de Fernando Morais é uma biografia da alemã, judia e comunista Olga Benário Prestes. O livro bate recorde de vendas 20 anos após a sua primeira edição, e já tem cerca de um milhão de cópias vendidas no Brasil. Em 2004 o livro foi adaptado para as telas dos cinemas.

A obra de Fernando Morais conta a história da vida de Olga e seu envolvimento com o militar e comunista Luís Carlos Prestes. Sua luta pelos ideais comunistas e sua prisão e deportação, enquanto grávida, para a Alemanha pelo governo brasileiro. O livro lançado em 1985 pela Companhia das Letras, já vendeu cerca de um milhão de cópias, e já foi traduzido para vários idiomas como o inglês, o francês e alemão, de acordo com o site Nexus Cinema .
Fernando Morais fez pesquisas regulares e viagens para vários pontos do planeta em busca de informações confiáveis sobre a alemã Olga Benário Prestes. Com os resultados das pesquisas pôde elaborar a biografia da alemã.
Em 2004 a Globo Filmes, a Nexus Cinema e Vídeo e a Europa Filmes, produziram a sua versão cinematográfica. O filme foi o primeiro longa metragem dirigido por Jayme Monjardim. O Direitor, para produzir o filme, esteve na Alemanha para conhecer os lugares por que Olga passou e o Campo de Concentração onde ela permaneçeu prisioneira.
O filme Olga recebeu os três prêmios no Grande Prêmio BR de Cinema Brasileiro de 2005; melhor direção de arte, melhor figurino e melhor maquiagem. Ficou 12 semanas em cartaz e foi assistido por cerca de 3.022.740 pessoas, segundo o e-pipoca.

SinopseO filme "Olga" narra a história da judia alemã Olga Benário Prestes (1908-1942). Militante comunista desde jovem, Olga é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. É encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem.
Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de sete meses é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha Nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é enviada para um campo de concentração de Ravensbrück onde é executada na câmara de gás.
Fonte: http://www.jaymemonjardim.com.br/olga/sinopse/conteudo.htm


TRAILER

Um comentário:

MeL =) Pâm Pâm disse...

Adoreiii!!

Amei a postagem!! Justo este filme e livro, que emocionou milhões de pessoas!!Teria que justamente esta neste blog.

O blog deixou bem claro, a personagem Olga, que por sua vez, sofre durante a história toda, fica grávida de Leocádia, apaixonada por Luís Carlos, ainda grávida é deportada para a Alemanha...
E muito mais!!

Valeu muito a pena ler e assistir!! Recomendavel...

BeZú