quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Adaptação de Ubaldo Ribeiro

Sempre me perguntei por que as obras de João Ubaldo Ribeiro não tinham sido adaptadas para o cinema ou TV, mas do autor eu só li dois livros, aos quais eu me apaixonei. Então fui olhar um pouco sobre a vida de João Ubaldo descobri algumas obras dele. Alguns desses livros, ao contrário do eu pensava, já tinham sidos adaptados ao cinema ou telenovelas.

Um exemplo foi Sargento Getúlio o livro publicado em 19871 foi transformado em filme em 1983. Dirigido por Hermano Penna o longa foi protagonizado por Lima Duarte e participou de algumas premiações como o Festival de Gramado 1983, o Festival de Havana 1983 (Cuba), Festival de Moscou 1983 (Rússia), Troféu APCA 1984, ganhando em algum deles.

Outras obras de Ubaldo também foram adaptadas como O sorriso do lagarto que foi adaptado para uma minissérie, O santo que não acreditava em Deus para a série Caso Especial. Além de terem sido comprados o direito autoral de Já podeis da pátria filhos e Viva o povo brasileiro.

Para a minha surpresa descobrir que em 2003 foi lançado o filme Deus é Brasileiro que tem roteiro baseado no livro de Ubaldo O santo que não acreditava em Deus.

Nenhum comentário: