quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

DOM CASMURRO

A primeira publicação de Dom Casmurro foi em 1899. A obra é uma das obras primas da literatura nacional. A história já foi adaptada para o cinema e no ano passado virou microssérie na rede globo, com o título de Capitu. Assim como o livro tanto o filme como a microssérie também tiveram sucesso de críticas.

A história de Dom Casmurro é uma das histórias mais fantásticas de Machado de Assis. O mérito do livro é despertado por apresentar um final dúbio em que o autor coloca os leitores numa dúvida sem fim sobre a fidelidade de Capitu. O que torna a obra tão excepcional é que podemos lê-la duas vezes, e nessas duas vezes tirarmos conclusões diferentes sobre Capitu. O livro de Machado de Assis é uma das obras nacionais mais traduzidas no mundo.
Em 2003 livro Dom Casmurro teve uma adaptação cinematográfica como Dom. Em 2008 a TV Globo criou um microssérie com o título de Capitu. O filme Dom, 2003, teve a direção de Moacyr Góes e conta a história de Bento (Marcos Palmeira) que foi batizado com esse nome devido aos seus pais adorarem a obra de Machado. Contudo Bento tem a idéia fixa de que vai sofrer o mesmo que o personagem que lhe deu o nome. O filme de Moacyr foi premiado no Festival de Gramado, na categoria melhor atriz e melhor filme. Além de Marcos Palmeiras o filme conta com a interpretação de Maria Fernanda Cândido como Ana.
Em 2008 a TV Globo apresentou a microssérie Capitu, dirigido por Luiz Fernando Carvalho. A adaptação é uma das melhores. É uma serie de televisão que mistura cinema e teatro num só lugar. A microssérie além de ter a participação de grandes atores, Eliane Giardini como Dona Glória, o ator Michel Melamed como Bento e Maria Fernanda Cândido, novamente como Capitu. Tem uma organização de capítulos que a diferencia das outras adaptações. Cada capítulo do livro é nomeado na microssérie, valorizando a obra de Machado e suas paradas para que o personagem Bentinho possa falar com seu possível público.
Além de ter um elenco, fotografia e cenário de primeira linha, o filme ainda tem uma das melhores trilhas sonoras das minisséries da globo.

Sinopse
Bento (Marcos Palmeira) é um homem cujos pais, apreciadores de Machado de Assis, resolveram batizá-lo com este nome em homenagem ao personagem homônimo do livro "Dom Casmurro". Tantas vezes foi justificada a razão da homenagem que Bento cresceu com a idéia fixa de que seria o próprio personagem e destinado a viver, exatamente, aquela história. Até chamava sua amiga de infância no Rio de Janeiro, Ana (Maria Fernanda Cândido), de Capitu. Seus amigos, conhecedores do seu sentimento de predestinação, lhe apelidaram de Dom. Bento e Ana separaram-se quando a família do menino mudou-se para São Paulo. Já adulto, Bento foi trabalhar como engenheiro de produção e vinha freqüentemente ao Rio. É lá que Dom reencontra a sua Capitu e dali renasce o romance da infância, só que, agora, avassalador.
Fonte: Adoro cinema
TRAILER CAPITU

3 comentários:

Marina Almeida disse...

O livro é ótimo! Ainda não consegui achar esse filme, mas a procura ainda não terminou!
Edição de muito boa qualidade!
Abçs.

Yasmin disse...

também achoo...
essa história é excelente...
e até hoje não sei dizer direito(mesmo com muitos debates) se ela é ou não é traidora!!!

Muiito boa postagem..
adorei

jorginho da hora disse...

Já li o livro e adorei. A produção da globo tmbém ficou de bom tamanho. Quanto ao filme, prá falar a verdade, eu nem sabia que existia, mas agora com a sua dica, vou procura-lo.

Mil beijos!