sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dica da semana: Jogos Vorazes


Sucesso de público e crítica a trilogia criada pela escritora Suzanne Collins é uma narrativa que explora um mundo pós-apocalíptico numa metrópole onde são realizados os Jogos Vorazes onde que garotos e garotas de doze a dezoito anos são selecionados para participar de batalha televisionada na qual apenas um sai sobrevivente.

Traduzido para 26 idiomas, o primeiro livro foi lançado em 2008 nos EUA e 2010 no Brasil A sua primeira edição teve “50 mil exemplares nos Estados Unidos, mais tarde aumentada para 200 mil”¹ .  Não foi só nas vendagens que o livro teve sucesso, os críticos literários avaliaram de forma positiva a história afirmando que contem um bom roteiro e ritmo. Segundo o wikpédia Stephen King por exemplo escreveu "não tem nada de espetacular - as palavras descrevem a ação e pouco mais", mas sua força vem da convincente construção do universo e da memorável, complexa e fascinante heroína".

Em março de 2012 estreou no Brasil o filme Jogos Vorazes.  Assim como o livro o longa foi sucesso de público durante o tempo que ficou em cartaz. Com ajuda do diretor Gary Ross e revisão de Billy Rae o roteiro foi escrito pela própria autora do livro. Com interpretação de Jennifer Lawrence no papel de Katniss Everdeen, Josh Hutcherson como Peeta e Liam Hemsworth como Gale o filme arrecadou cerca de 25 milhões na primeira semana em cartaz.

O próximo filme da trilogia Jogos Vorazes - Em Chamas está sendo filmado na região de Atlanta e tem previsão para estrear em novembro de 2013.

Sinopse
Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes. Fonte: Adoro cinema

terça-feira, 20 de novembro de 2012

O Pequeno Príncipe história encanta crianças e adultos

Um dos personagens mais famosos dos contos infantis foi adaptado ao cinema 1974. O Pequeno Príncipe é um livro conhecido mundialmente e virou musical numa coprodução entre EUA e Reino Unido.

Na lista dos 100 livros do século do Lê Monde, o livro Pequeno Príncipe foi escrito por Antoine de Saint Exupéry. Apesar da leitura simples e direcionada às crianças a história também fascina aos leitores adultos por conter personagens representativos e simbólicos que transbordam filosofia e poética, agradendo a estes dois públicos. “O livro nos leva à reflexão sobre a maneira de nos tornarmos adultos, entregues às preocupações diárias, e esquecidos da criança que fomos e somos”1 .

Baseado no livro escrito em 1943, o musical lançado em 1974 teve a direção de Stanley Donen. O personagem do piloto foi interpretado por Richard Kiley e o principe por Steven Warner.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Filmes Martin Scorsese adaptados

Ator, produtor e roteirista Martin Scorsese é conhecido por dirigir vários filmes. O cineasta é considerado pelos críticos como o “maior diretor americano vivo”¹ e vários dos seus filmes tem destaque na lista dos 250 melhores da Internet Movie Database, uma base de dados online de informação sobre música, cinema, filmes, entre outros.   Entre seus filmes mais famosos estão Os Bons Companheiros, O Aviador, Os Infiltrados e uma das usas ultimas obras A Invenção de Hugo Cabret.

Bons Companheiros
Como acontece com muitos diretores alguns dos filmes de Scorsese também são adaptados ou baseados em obras literárias, com alguns inclusive ganhando prêmios de cinema. A seguir iremos falar sobre as obras de Martin Scorsese tiveram como base um livro.   

A Invenção de Hugo Cabret foi lançado em 2011 o filme e tem roteiro de John Logan. Tem como elenco Asa Butterfield, Chloe Moretz, Jude Law e Ben Kingsley, o longa é ainda baseado na obra de Brian Selznick
O filme conta a história de um órfão que por meio de um autômato busca mensagem do pai morto. Durante a reconstrução do equipamento o garoto passa por aventuras em uma estação de trem e acaba por descobrir o mistério por trás da máquina.
O filme venceu cinco categorias do Oscar, Melhor fotografia, melhor direção de arte, melhor mixagem de som, melhor edição de som e melhor efeitos visuais. Ganhou ainda um Globo de Ouro na categoria, melhor Diretor. 

Inspirado no livro Paciente 67 de Dennis Lehane o filme A Ilha do Medo fala sobre a investigação por Edward Daniels do desaparecimento de uma paciente em um manicômio judiciário.  Lançado em 2010 o filme tem um toque de suspense que só Scorsese pode dá. Com interpretação de Leonardo DiCaprio e Mark Alan Ruffalo.  

Baseado no livro de Herbert Asbury, escrito em 1928, Gangues de Nova York foi lançada em 2002.  O filme conta um pouco sobre as gangues em meados do século XIX no bairro de Five Points da cidade de Nova York
O filme, interpretado por Daniel Day-Lewis (William "Bill, o açougueiro" Cutting), Leonardo DiCaprio (Amsterdam Vallon) e Cameron Diaz (Jenny Everdeane), ganhou dois globo de ouro.

De 1999, Por um Fio (Vivendo no Limite) é baseado no romance de Joe Connelly, um médico da cidade de Nova Iorque. Vivivo por Nicolas Cage o filme conta a história de um paramédico que a beira de um colapso nervoso começa a ter visões com os pacientes que não conseguiu salvar e passaram desta para melhor.

Baseado em livro de Edith Wharton.A Época da Inocência foi lançado nos cinemas em1993. O longa contou com a interpretação de Michelle Pfeiffer como Ellen Olenska e Winona Ryder como May Welland e ganhou um Oscar de melhor figurino e um Globo de Ouro na categoria de melhor atriz coadjuvante, por Winona Ryder.

Os Bons Companheiros, filme lançado em 1990, é baseado no livro Wiseguy de Nicholas Pileggi. O livro é uma não-ficção que conta a história da máfia americana através do personagem Henry Hill.
Ilha do Medo
O roteiro do filme foi escrito na parceria entre o diretor Scorsese e o escritor Pileggi. Participou do filme atores como Ray Liotta, Robert De Niro, Joe Pesci. O filme vencedor ganhou o Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante com Joe Pesci, ale deste prêmio foi indicado a mais cinco categorias entre melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor atriz coadjuvante e melhor edição.   

O filme A Última Tentação de Cristo foi baseado na obra literária de 1951 escrita por Nikos Kazantzakis. O livro foi alvo de críticas por parte da comunidade religiosa sendo incluída no livro de publicações proibídas pela Igreja Católica. 
Em 1988  Scorsese dirige o filme. Com roteiro de Paul Schrader o filme conta com a interpretação de Willem Dafoe como Jesus e Harvey Keitel como Judas. O filme teve uma indicação ao Oscar e duas ao Globo de Ouro. 

Realizado em 1986 o filme A Cor do Dinheiro é baseado na obra de Walter Tevis, romance escrito em 1988. O livro conta a estória de dois amigos que travam uma guerra por causa de uma mulher.
No elenco o filme conta com a interpretação de Paul Newman como Eddie Felson, Tom Cruise que faz Vincent Lauria e Mary Elizabeth Mastrantonio como Carmen. Pelo filme Paul Newman ganhou o Oscar de melhor ator.   

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Dica da semana: A Fantástica Fábrica de Chocolate


Charlie e a Fábrica de Chocolate ou A Fantástica Fábrica de Chocolate, do escritor Roald Dahl é m livro infantil publicado em 1964. Segundos os críticos o livre tem uma linguagem simples e espontânea, além de seus detalhes de descrições que funciona bem para linguagem dedicada ao público infantil. “Há quem o descreva como um livro de ficção científica para crianças”¹ .

A história mostra um garoto pobre que após ganhar um concurso poderá conhecer, juntamente cm mais quatro ganhadores, a mundialmente famosa fábrica de chocolate. A visita a fábrica é ainda um teste ao qual o vencedor será o novo dono da fábrica.  

Com o sucesso do livro, em 1971 o diretor Mel Stuart resolve adaptar a história para o cinema. O roteiro foi adaptado pelo próprio autor do livro e a interpretação do dono da fábrica ficou com Gene Wilder. Uma nova adaptação do filme foi realizada em 2005 dirigida por Tim Burton e interpretada pelo fabuloso ator Johnny Depp.  

terça-feira, 6 de novembro de 2012

A Ilha do Medo - adaptação do livro de Lehane

As vezes eu acho que as adaptações deixam muito a desejar do livro. Mas aí logo vem uma surpresa e um arrebatamento quando vejo um filme que não deixa nada a desejar do livro ou pelo contrário até o acrescenta. É o caso, por exemplo, de Ilha do Medo (Paciente 67).

O livro Paciente 67 de Dennis Lehane foi lançado em e conta a história de investigação por Edward Daniels da paciente sumida no manicômio judiciário que fica instalada numa ilha. Enquanto investiga o caso do desaparecimento o personagem revela suas intenções pessoais de encontrar uma pessoa ao qual ele considera ser o responsável pela morte da sua mulher. Ao final os segredos são revelados e descobrimos o real motivo de Edward está na ilha. O livro tem uma boa narrativa e um bom desenvolvimento de enredo, contudo não é um daqueles livros de tirar o fôlego e ler em uma sentada. O grande lance do filme é realmente o desvendar do mistério que rodeia o protagonista.

O filme A Ilha do Medo lançado em 2010, contudo, dá um ar mais atraente a estória. Martin Scorsese, diretor do filem, soube trabalhar o enredo colocando suspense no filme e nos deixando com a expectativa de desvendar todos os segredos da ilha. Como afirma o site Omelete “Ilha do Medo tem alguns momentos constrangedores e outros transcendentais, como os flashbacks do Holocausto - um Holocausto meio barroco, reimaginado sob influência da química do hospício”. Além disto, a trilha sonora do filme contribui para da um clima se suspense em todo o filme.

Apesar do filme não tenha ganhado nenhuma premiação é um daqueles filmes que contribuem para entender a perspectiva do diretor e reafirma-lo na indústria cinematográfica.

O filme tem a interpretação de Com interpretação de Leonardo DiCaprio e Mark Alan Ruffalo.