Ator, produtor e roteirista Martin Scorsese é conhecido por dirigir vários filmes. O cineasta é considerado pelos críticos como o “maior diretor americano vivo”¹ e vários dos seus filmes tem destaque na lista dos 250 melhores da Internet Movie Database, uma base de dados online de informação sobre música, cinema, filmes, entre outros. Entre seus filmes mais famosos estão Os Bons Companheiros, O Aviador, Os Infiltrados e uma das usas ultimas obras A Invenção de Hugo Cabret.
|
Bons Companheiros |
Como acontece com muitos diretores alguns dos filmes de Scorsese também são adaptados ou baseados em obras literárias, com alguns inclusive ganhando prêmios de cinema. A seguir iremos falar sobre as obras de Martin Scorsese tiveram como base um livro.
A Invenção de Hugo Cabret foi lançado em 2011 o filme e tem roteiro de John Logan. Tem como elenco Asa Butterfield, Chloe Moretz, Jude Law e Ben Kingsley, o longa é ainda baseado na obra de Brian Selznick
O filme conta a história de um órfão que por meio de um autômato busca mensagem do pai morto. Durante a reconstrução do equipamento o garoto passa por aventuras em uma estação de trem e acaba por descobrir o mistério por trás da máquina.
O filme venceu cinco categorias do Oscar, Melhor fotografia, melhor direção de arte, melhor mixagem de som, melhor edição de som e melhor efeitos visuais. Ganhou ainda um Globo de Ouro na categoria, melhor Diretor.
Inspirado no livro Paciente 67 de Dennis Lehane o filme A Ilha do Medo fala sobre a investigação por Edward Daniels do desaparecimento de uma paciente em um manicômio judiciário. Lançado em 2010 o filme tem um toque de suspense que só Scorsese pode dá. Com interpretação de Leonardo DiCaprio e Mark Alan Ruffalo.
Baseado no livro de Herbert Asbury, escrito em 1928, Gangues de Nova York foi lançada em 2002. O filme conta um pouco sobre as gangues em meados do século XIX no bairro de Five Points da cidade de Nova York
O filme, interpretado por Daniel Day-Lewis (William "Bill, o açougueiro" Cutting), Leonardo DiCaprio (Amsterdam Vallon) e Cameron Diaz (Jenny Everdeane), ganhou dois globo de ouro.
De 1999, Por um Fio (Vivendo no Limite) é baseado no romance de Joe Connelly, um médico da cidade de Nova Iorque. Vivivo por Nicolas Cage o filme conta a história de um paramédico que a beira de um colapso nervoso começa a ter visões com os pacientes que não conseguiu salvar e passaram desta para melhor.
Baseado em livro de Edith Wharton.A Época da Inocência foi lançado nos cinemas em1993. O longa contou com a interpretação de Michelle Pfeiffer como Ellen Olenska e Winona Ryder como May Welland e ganhou um Oscar de melhor figurino e um Globo de Ouro na categoria de melhor atriz coadjuvante, por Winona Ryder.
Os Bons Companheiros, filme lançado em 1990, é baseado no livro Wiseguy de Nicholas Pileggi. O livro é uma não-ficção que conta a história da máfia americana através do personagem Henry Hill.
|
Ilha do Medo |
O roteiro do filme foi escrito na parceria entre o diretor Scorsese e o escritor Pileggi. Participou do filme atores como Ray Liotta, Robert De Niro, Joe Pesci. O filme vencedor ganhou o Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante com Joe Pesci, ale deste prêmio foi indicado a mais cinco categorias entre melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor atriz coadjuvante e melhor edição.
O filme A Última Tentação de Cristo foi baseado na obra literária de 1951 escrita por Nikos Kazantzakis. O livro foi alvo de críticas por parte da comunidade religiosa sendo incluída no livro de publicações proibídas pela Igreja Católica.
Em 1988 Scorsese dirige o filme. Com roteiro de Paul Schrader o filme conta com a interpretação de Willem Dafoe como Jesus e Harvey Keitel como Judas. O filme teve uma indicação ao Oscar e duas ao Globo de Ouro.
Realizado em 1986 o filme A Cor do Dinheiro é baseado na obra de Walter Tevis, romance escrito em 1988. O livro conta a estória de dois amigos que travam uma guerra por causa de uma mulher.
No elenco o filme conta com a interpretação de Paul Newman como Eddie Felson, Tom Cruise que faz Vincent Lauria e Mary Elizabeth Mastrantonio como Carmen. Pelo filme Paul Newman ganhou o Oscar de melhor ator.