Quem nunca falou ou ouviu a frase “Está se achando o Sherlock Holmes” não sabe o que é ser detetive. O mais famoso dos detetives foi criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle, a primeira aparição do personagem foi em 1887 na revista Beeton's Christmas Annual. A partir das primeiras publicações Holmes tornou-se um sucesso e “tornou-se tão poderoso que, como pouquíssimas vezes na história, engoliu o seu criador”¹.
Como personagem Holmes costoma ser uma pessoa arrogante, orgulhoso e solitário. Estremanente detalhista o detetive consegue resolver crimes considerados insolúveis, além de conhecer a personalidade da pessoa só de olhar para ela e prever antecipadamento os acontecimentos. Um dos seus poucos amigos é Dr. Watson fiel companheiro que sempre acompanha o detetive.
O sucesso de Sherlock Holmes não ficou só nos livros, o filme já foi adaptado para o teatro e para o cinema e possui em torno de 200 filmes. As últimas adaptações para o cinema foram os filmes Sherlock Holmes (2011) e Sherlock Holmes – O Jogo das Sombras (2012).
Nestes últimos filmes, dirigidos por Guy Richie, os aspectos dedutivos do personagem é realçado com as previsões antecipadas de Holmes (Robert Downey Jr.) dos acontecimentos.
No primeiro filme Holmes e Watson (Jude Law) são chamados para solucionar um caso que se envolve o assassinato de quatro garotas por um feiticeiro que é preso no início do filme. Já no segundo filme Sherlock Holmes tenta com a ajuda de tenta desvendar os segredos do Professor Moriarty (Jarred Harris) que estaria por trás de uma série de assassinatos, que visam desestabilizar a paz mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário