Parabéns Jorge
|
Hoje Jorge Amado completa 100 anos. E para parabenizá-lo vamos fazer um breve histórico sobre as obras de Jorge Amado que foram adaptadas ao cinema.
Em 1976 estreou o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos. Dirigido por de Bruno Barreto que juntamente com Eduardo Coutinho e Leopoldo Serran adaptou a história. O longa levou 10 milhões de espectadores aos cinemas o que o tornou por 34 anos recordista de público no Brasil, só foi ultrapassado em 2010 por Tropa de Elite2. Em 1982 foi refilmado nos Estados Unidos da América como Meu Adorável Fantasma.
Em 1977 foi a vez de adaptação de Tenda dos Milagres. Dirigido por Nelson Pereira dos Santos o romance descreve cenas do início do século XX, onde Pedro Archanjo, o ojuobá (olhos de Xangô) defende os direitos dos negros e mestiços afrodescendentes.
Gabriela, cravo e canela foi lançado em 1983 e também por Bruno. A interpretação ficou por conta de Sônia Braga como Gabriela, Marcello Mastroianni como Nacib al Saad, Antônio Cantafora como Tonico Bastos e Paulo Goulart como João Fulgêncio.
Tieta do Agreste foi lançado em 1996 e dirigido por Cacá Diegues. Em 1989 a obra já tinha sido adaptada para a novela pela Rede Globo.
Já em 2010 tivemos a estréia de Quincas Berro D'Água que foi dirigido por Sérgio Machado.
No ano passado, como marco inicial das comemoração dos 100 anos de Jorge, houve o lançamento de Capitães da Areia. O filme dirigido pela neta do escritor, Cecília Amado, tem como tema a vida de meninos de rua da cidade do Salvador.
Um comentário:
Sônia Braga, sempre linda. Ela ficou tão marcada como Gabriela que foi chamada para fazer o filme também. Só não entendo até hoje por que não chamaram o saudoso e talentoso Armando Bogus para fazer novamente o Nacib, ou outro bom ator brasileiro, e preferiram importar aquele canastrão do Marcelo Mastroianni, que além de não ter nada a ver com o personagem, ainda tratou com grosseria e desdém os integrantes de uma família Mastroianni, que o procuraram para corfirmar um possível parentesco. As imagens estão ainda nos arquivos da Globo, com certeza.
Postar um comentário