sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Dica da semana: Cartas de Amor

Para finalizar o mês darei uma dica de outro filme baseado em obra de Nicholas Sparks intitulado As Palavras que Nunca te Direi lançado em 1999. Como um bom romance a história é cheia de momentos em que deixa o público em prantos. O livro tem 14 capítulos e já teve mais de 50 edições.

No mesmo ano de lançamento o livro foi adaptado ao cinema e lançado com o nome Cartas de Amor. O filme dirigido por Luis Mandoki foi filmado em diversas localidades do Estados Unidos e teve como protagonistas Kevin Costner, no papel de Garret Blake, Robin Wright Penn, no papel de Theresa Osborne e Paul Newman, no papel de pai de Garret.

SINOPSE: Após divorciar-se, Theresa dedica-se ao filho e a seu trabalho num jornal de Chicago. Passeando por uma praia, ela acha uma garrafa contendo apaixonada carta de amor. Ela decide procurar o autor e o encontra na Carolina do Norte, um construtor de barcos que vive sozinho com o pai, desde a morte da mulher. Baseado em obra de Nicholas Sparks. Fonte: e-pipoca

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Filmes de Nelson Rodrigues

Rodrigues fez 100 anos semana passada
Semana passada, exatamente dia 23 de agosto, o dramaturgo, escritor e jornalista brasileiro, Nelson Rodrigues, completou 100 anos. Das diversas obras que o autor escreveu várias foram adaptadas ao cinema. No total foram 25 filmes baseados em obras de Nelson sendo 17 adaptações de livros.

Dos longas baseados em livros de Rodrigues estão Bonitinha mas Ordinária de 2009, Traição de 1998 e direção de Arthur Fontes, Cláudio Torres e José Henrique Fonseca e Vestido de noiva lançado em 2006 com direção de Joffre Rodrigues.

O pernambucano Nelson Rodrigues nasceu em 1912. Em 1916 mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, foi a vivencia na cidade deu base para Nelson criar seus personagens. Aos sete anos Nelson entrou para a escola período que começou a ler mais e a escrever redações e histórias para as aulas. Em 1926 o autor foi expulso do Colégio na Tijuca. Na época os seus pais já eram separados e para compensar a falta que fazia Mário Rodrigues, pai de Nelson, permitia sua visita no jornal Correio da Manhã.

Em 1925, com treze anos, Nelson inicia sua carreira como jornalista no A Manhã, jornal que tinha o pai do autor como dono. Ao ganhar coluna assinada na página do periódico ele começou a desenvolver seus modos literários criando diversos artigos. Por causa de um desses artigos Nelson teve que retornar a seção policial, pois atingia Ruy Barbosa. Em 1931 Mário Filho, irmão de Nelson, foi convidado a assumir a página de esportes do O Globo e levou com ele o autor.

Em 1941 escreveu sua primeira peça A mulher sem pecado. Apesar das tentativas Nelson não conseguiu que fosse encenada no ano. Mas em 1942 a peça é levada à cena pela "Comédia Brasileira", com direção de Rodolfo Mayer, mesmo assim não teve muita repercussão. Em 1943 escreve sua segunda peça e com ajuda de críticos que escreveram sobre os escritos conseguiu emplacar a peça Vestido de Noiva. Depois deste sucesso o autor passou a escrever outras peças que foram encenadas e para os jornais da época.

Nelson Rodrigues faleceu na manhã do dia 21 de dezembro de 1980. No fim da tarde daquele dia ele faria treze pontos na loteria esportiva, num "bolo" com seu irmão Augusto e alguns amigos de "O Globo".

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dica da semana: Deus é Brasileiro

Ainda essa semana eu falei sobre algumas obras de João Ubaldo Ribeiro que foram adaptadasao cinema ou televisão. Agora vamos falar sobre uma história em especial tanto por uma adaptação recente de livros de Ribeiro quanto por ter batido recorde, segundo o site omelete de maior bilheteria nacional na época da sua estréia.

Lançado em 2003 o filme Deus é Brasileiro foi baseado na obra de Ubaldo O santo que não acreditava em Deus. O longa, dirigido por Carlos Diegues, tem como protagonista Antônio Fagundes como Deus e Vagner Moura como Taoca.

Com um toque de humor o filme mostra a história da procura de Deus de um substituto para que ele possa tirar férias. Com um enredo hilariante o longa bateu recorde de público na semana que foi lançada levando 200 mil telespectadores ao cinema.


Sinopse: Cansado de tantos erros cometidos pela humanidade, Deus (Antônio Fagundes) resolve tirar umas férias dela, decidindo ir descansar em alguma estrela distante. Para tanto precisa encontrar um substituto para ficar em seu lugar enquanto estiver fora. Deus resolve então procurá-lo no Brasil, país tão religioso que ainda não tem um santo seu reconhecido oficialmente. Seu guia em sua busca é Taoca (Wagner Moura), um esperto pescador que vê em seu encontro com Deus sua grande chance de se livrar dos problemas pessoais. Juntos eles rodarão o Brasil em busca do substituto ideal. Fonte: Adorocinema

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Adaptação de Ubaldo Ribeiro

Sempre me perguntei por que as obras de João Ubaldo Ribeiro não tinham sido adaptadas para o cinema ou TV, mas do autor eu só li dois livros, aos quais eu me apaixonei. Então fui olhar um pouco sobre a vida de João Ubaldo descobri algumas obras dele. Alguns desses livros, ao contrário do eu pensava, já tinham sidos adaptados ao cinema ou telenovelas.

Um exemplo foi Sargento Getúlio o livro publicado em 19871 foi transformado em filme em 1983. Dirigido por Hermano Penna o longa foi protagonizado por Lima Duarte e participou de algumas premiações como o Festival de Gramado 1983, o Festival de Havana 1983 (Cuba), Festival de Moscou 1983 (Rússia), Troféu APCA 1984, ganhando em algum deles.

Outras obras de Ubaldo também foram adaptadas como O sorriso do lagarto que foi adaptado para uma minissérie, O santo que não acreditava em Deus para a série Caso Especial. Além de terem sido comprados o direito autoral de Já podeis da pátria filhos e Viva o povo brasileiro.

Para a minha surpresa descobrir que em 2003 foi lançado o filme Deus é Brasileiro que tem roteiro baseado no livro de Ubaldo O santo que não acreditava em Deus.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Livro que inspirou Matrix será adaptado ao cinema



Achou a trilogia Matrix um sucesso? Então o que você dirá da adaptação do livro que o inspirou? Pois é, os cyberpunk já podem ficar novamente felizes pois as produtoras Seven Arts Pictures e GFM Films conseguiram vender os filmes para alguns distribuidores e o filme será gravado. O longa que será baseado no best-seller de ficção-científica escrito por William Gibson poderá ter como protagonista o ator Bruce Willis e direção de Vincenzo Natali.



O livro “Neuromancer” é considerado a fundadora da literatura cyberpunk e ganhou três prêmios de ficção científica. Segundo o site MTV a história fala sobre o ex-hacker Case que não podia exercer a profissão por causa de um erro cometido ao tentar roubar os patrões. Impossibilitado de se conectar à Matrix, sem dinheiro, drogado e desempregado, ele conhece Molly, que tenta ajudá-lo.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Resultado da enquete do Facebock

Matrix foi uma trilogia com produção conjunta entre os Estados Unidos e a Austrália. O primeiro filme foi lançado em 1999 e segundo site wikpédia teve custo 65 milhões de dólares. O filme foi dirigido pelos irmãos Wachowski e protagonizado por Keanu Reeves. 

O filme foi inspirado no livro Neuromancer de William Gibson que foi publicado pela primeira vez em julho de 1984. Obra de arte multimídia a história está presente em três filmes, nove desenhos animados Animatrix, em histórias em quadrinho e no jogo Enter the Matrix que completa a história do filme Matrix Reloaded.

O filme O Ultimato Bourne faz parte de uma série sobre a vida do agente Jason Bourne. O primeiro da sequência foi lançado em 2002, dirigido por Doug Liman e adaptado por Tony Gilroy e William Blake Herron. Já o seu ultimato foi lançado em 2007 e dirigido por Paul Greengrass. A sequência foi baseada em romance de Robert Ludlum.

Sete Vidas é um drama que estreou em 2002 e foi dirigido por Gabriele Muccino, com interpretação e coprodução de Will Smith. O roteiro do longa foi escrito por Grant Nieporte. O filme foi um grande sucesso mundial, mas dentre os filmes da lista foi o único que não foi adaptado ou baseado de uma obre impressa.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Lembranças sobre Memórias Póstumas de Brás Cubas


Lembro-me de ter lido o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas quando eu tinha de 12 para 13 anos época em que passei a gostar mais de ler livros. Esta obra de Machado de Assis tinha ficado por um bom tempo esquecida na estante de lá de casa, nem lembro se minha irmã chegou a ler. O fato é que eu já tinha visto e pego no livro várias vezes mas nunca tinha me interessado por ele. Um dia enfim eu o peguei para ler. Confesso que naquela época e com aquela idade não tinha entendi muito as ideias colocadas ali, contudo terminei de ler.

Mas tarde, com 16 a 17 anos eu me deparei novamente com a obra, desta vez na versão filmográfica. Era o período em que eu começava a pensar em fazer vestibular e por isso me adiantava nas leituras e os filmes que iriam cair na prova. Na lista de filmes recomendados pela UFBA estava o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas. Naquela época, como até hoje se não me engano, a Sala Alexandre Robatto exibia os filmes do vestibular da UFBA. Foi neste momento que eu consegui entender a profundidade da história de Memórias Póstumas.

Não sei se por ser muito nova para entender a história ou se a interpretação dos atores que fizeram perceber o quanto as histórias contadas pelo cinema sua beleza própria. O cinema tem uma forma de apropriação que transforma as histórias dando a elas uma forma, personalidade e um ritmo diferente do livro, o que tornou para mim a história de Brás Cubas muito mais interessante e dinâmica.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Malévola: conto de fadas será novamente adaptado ao cinema

Jolie interpretará Melévola no filme 

Com roteiro de Linda Woolverton (Alice no País das Maravilhas) o filme Malévola é uma adaptação de A Bela Adormecida na perspectiva da vilã da fábula.

Com estreia prevista para março de 2014 o filme terá em sua trama a interpretação de Angelina Jolie, como Malévola e Elle Fanning como Bela Adormecida.


Sinopse: Esta é a história não contada da vilã mais amada da Disney, Malévola, do clássico de 1959, A Bela Adormecida. O filme revela os eventos que endureceram seu coração e a levaram a amaldiçoar a bebê Aurora. Fonte: cinema10

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Filmes baseados na obra de Jorge


Parabéns Jorge
Hoje Jorge Amado completa 100 anos. E para parabenizá-lo vamos fazer um breve histórico sobre as obras de Jorge Amado que foram adaptadas ao cinema.

Em 1976 estreou o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos. Dirigido por de Bruno Barreto que juntamente com Eduardo Coutinho e Leopoldo Serran adaptou a história. O longa levou 10 milhões de espectadores aos cinemas o que o tornou por 34 anos recordista de público no Brasil, só foi ultrapassado em 2010 por Tropa de Elite2. Em 1982 foi refilmado nos Estados Unidos da América como Meu Adorável Fantasma.

Em 1977 foi a vez de adaptação de Tenda dos Milagres. Dirigido por Nelson Pereira dos Santos o romance descreve cenas do início do século XX, onde Pedro Archanjo, o ojuobá (olhos de Xangô) defende os direitos dos negros e mestiços afrodescendentes.

Gabriela, cravo e canela foi lançado em 1983 e também por Bruno. A interpretação ficou por conta de Sônia Braga como Gabriela, Marcello Mastroianni como Nacib al Saad, Antônio Cantafora como Tonico Bastos e Paulo Goulart como João Fulgêncio.

Tieta do Agreste foi lançado em 1996 e dirigido por Cacá Diegues. Em 1989 a obra já tinha sido adaptada para a novela pela Rede Globo.

Já em 2010 tivemos a estréia de Quincas Berro D'Água que foi dirigido por Sérgio Machado.

No ano passado, como marco inicial das comemoração dos 100 anos de Jorge, houve o lançamento de Capitães da Areia. O filme dirigido pela neta do escritor, Cecília Amado, tem como tema a vida de meninos de rua da cidade do Salvador.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Dica da semana: O que esperar quando se está esperando


Para comemorar o dia dos pais porque não assistir com ele o filme O que esperar quando se está esperando?


Lançado no ultimo final de semana a comédia romântica é dirigido por Kirk Jones e tem no elenco a interpretação de Cameron Diaz, Elizabeth Banks, Jennifer Lopez, Brooklyn Decker, Anna Kendrick, Joe Manganiello, Chace Crawford, Matthew Morrison, Chris Rock e o brasileiro Rodrigo Santoro.


O filme foi baseado num livro guia para gestantes, de Arlene Eisenberg, Heidi Murkoff e Sandee Hathaway. Já o roteiro do filme foi feito por Shauna Cross, Heather Hach. Em formato de perguntas e respostas o livro tem mais de 14,5 milhões de cópias vendidas no Brasil.

Sinopse: Seis casais passam pelos problemas e pelas alegrias da gravidez e do parto. Vic, o líder do grupo de homens que serão pais em breve, ensinando-os o que sabe sobre paternidade. Rosie engravida depois de reencontrar um ex-namorado. Decker será a esposa de um homem mais velho que passa tranquilamente por uma gravidez de gêmeos, para terror de suas amigas. Diaz será uma mulher de 42 anos que tem o próprio programa televisivo de perda de peso. Fonte: cinema10 









quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Filme O Hobbit conta história anterior a trilogia Senhor dos Anéis


Quem se perguntava como o Bilbo encontrou o anel que deu início a trilogia Senhor dos Anéis agora já pode obter a resposta com o filme O Hobbit - Uma Jornada inesperada que tem estréia prevista nos cinemas para 14 de dezembro.  

O Hobbit é também baseado em obra de J. J. Token e será dividida em três partes.  Quem dirige o filme é Peter Jackson com roteiro escrito por ele com Fran Walsh, Philippa Boyens e Guillermo del Toro.


Sinopse: O mago Gandalf (Ian McKellen) e os 13 anões que formam sua companhia contratam Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) para uma jornada até a Montanha Solitária, onde tentarão recuperar os pertences dos anões que foram roubados pelo dragão Smaug (voz de Benedict Cumberbatch). Fonte: omelete 



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Dica da Semana: Divã




Ter 40 anos, com filhos crescidos e recém separada do marido, assim se encontra Mercedes (Lilia Cabral) no filme Divã. No longa a protagonista, nas das sessões com o psicanalista, conta sua vida e angustias. Por meio da fala da personagem a gente toma conhecimento de sua separação e da mudança que acontece em sua vida depois disto, sua redescoberta de como é a vida de solteira e até sua experiência com a maconha. O que torna o filme interessante é a forma leve e descontraída que mostra a vida desta mulher de 40 anos que separou do marido e tem que continuar a vida.



O filme, dirigido por José Alvarenga é baseado em obra literária de mesmo nome da autora Martha Medeiros. Com interpretação de Lília Cabral (Mercedes Cunha Ribeiro), José Mayer (Gustavo Ribeiro), Cauã Reymond (Murilo Almeida), Reynaldo Gianecchini (Theolonio Moreira) o filme conseguiu público de 1,5 milhões de espectadores e ficou 12 semanas em cartaz.