O livro de Anthony Burgess, Laranja Mecânica, conta a história de um garoto violento que forma uma gangue com os amigos, estuprando e violentando várias pessoas. Segundo o blog Textos Especiais a história pode ser interpretada de três modos: “como uma sátira social”, mostrando a sociedade e suas mentiras, “como um conto de fadas sobre a Justiça e o Castigo”, o uso do estado sobre as pessoas tentando controlá-las, “como um mito psicológico”, os condicionamentos que as pessoas sofrem perante a sociedade.
Publicado pela Editora Aleph no Brasil, o nome do livro vem de uma expressão inglesa que significa “Tão bizarro quanto uma laranja mecânica”. O autor inovou com as gírias nadsat usadas por Alex, o protagonista, e seus amigos. As gírias são uma mistura de linguas e rimas que faz o público pensar.
Em 1971 a Warner Bros. Pictures e o direitor Stanley Kubrick, lançarem o filme Laranja Mecânica. O filme causou polêmica em vários paises e chegou a ser proibido, não oficialmente, no Brasil, diz o site clic RBS. O filme só foi liberado depois de alguns anos com a condição de encobrir com bolinhas pretas a parte nua da mulher que é estuprada.
O orçamento do filme foi, segundo o blog corporação fantasia, de apenas US$ 2 milhões. E Apesar da polêmica o filme arrecadou cerca de US$26,589,355 em todo mundo, segundo o BoxOffice.
Sinopse:O anti-herói do filme é Alex DeLarge, um jovem líder de uma gangue de delinqüentes, amantes de leite drogado e música clássica. Tem por diversão bater, estuprar, matar... Enfim, cometer qualquer brutalidade que tenha vontade, não se importando com as leis ou o senso humanitário. Quando finalmente é pego pela polícia, sofre um tratamento duro de reabilitação. Quando Alex volta às ruas, totalmente regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.
Fonte: Cineplayers
TRAILER
Nenhum comentário:
Postar um comentário