segunda-feira, 23 de julho de 2012

Filmes adaptados X Filmes baseados


Você sabe a diferença entre filmes adaptados e baseados em livros? Para esclarecer esta dúvida que ainda existe para algumas pessoas irei tomar como base o dicionário.

Pelo dicionário on-line Michaelis a palavra adaptar tem sinônimo de Pôr em harmonia: Adaptar uma peça teatral. Adaptar o estilo ao assunto. 4 Combinar, encaixar, justapor: Adaptar um verso a outro. 5 Ajustar (uma coisa a outra):. Adapta-se o corpo ao leito. 6Aclimar-se: Adaptar-se ao meio. Neste sentido os filmes adaptados tentam transpor da melhor forma a história para um roteiro. As adaptações normalmente tentam seguir a história original dos livros e sofrem poucas modificações. Existem no cinema várias adaptações. Entre elas a série Harry Potter e A Ilha do Medo.

Já basear tem sinônimo de 1 Estabelecer as bases de; firmar. 2Fundar-se. 3 Referir-se a; reportar-se a; apoiar-se em; originar-se de. Neste caso os filmes apenas tomam como base a história principal, ou até as secundárias, transformado e criando uma nova história, sem a necessidade de seguir a ordem e a lógica da história, e muito menos os personagens precisam ser os mesmos ou ter mesmo nome. São exemplos o filme Dom baseado da obra de Machado de Assis (Dom Casmurro), e a série Global inspirada nas obras de Luis Fernando Veríssimo, Comédia da Vida Privada, neste último os episódios muitas vezes foram baseados em mais de uma história do autor.

Nenhum comentário: