Quem nunca leu quando era criança Meu Pé de Laranja Lima, escrito por José Mauro de Vasconcelos, deveria ler agora. Apesar de ser uma história infantil o livro é marcado por aspectos reais como pobreza, desemprego e violência infantil que emocionam não só as crianças, mas também os adultos.
Obra teve primeira adaptação em 1970 |
O romance juvenil foi publicado em 1968. Escrito em 12 dias Meu pé de Laranja Lima bateu recordes de vendagem logo na primeira publicação. Hoje o livro está na 221ª edição, com cerca de meio milhão de exemplares vendidos. A obra não foi sucesso de público somente no Brasil, onde foi adotado pelas escolas, mas conquistou também diversos outros países sendo traduzido para 52 línguas e publicado em 19 países.
A obra de Vasconcelos alcançou tanto sucesso que em 1970 teve sua primeira adaptação ao cinema. O drama foi dirigido por Aurélio Teixeira e foi na época sucesso de bilheteria. Além do cinema o livro também foi adaptado para TV, com as novelas homônimas exibidas pela Rede Tupi (1970) e Bandeirantes (1980 e 1998).
Em abril de 2013 foi lançada a segunda adaptação do livro de José Mauro de Vasconcelos. A ideia do filme nasceu em 2004 quando a produtora Kátia Machado pediu a Marcos Bernstein e Melanie Dimantas que escrevessem o roteiro.
Para adaptar a obra os roteiristas fizeram algumas modificações na história original e deram um sentido mais atual ao longa. No site Cinema em Casa o diretor Marcos Bernstein informa que se buscava uma dinâmica mais contemporânea “Ele tem um tempo de situar a história, estabelecer o universo do Zezé, a casa dele, do que ele está tentando escapar, mas acho que ele vai ganhando um ritmo que é um ritmo mais contemporâneo...”.
Por causa na demora no financiamento de filmes no país o filme Meu Pé de Laranja Lima perdeu a coprodução com a França tendo que reformular o projeto inicial o que fez atrasar o lançamento do longa. Foram dez anos para ser o filme ser adaptado.
O drama Meu Pé de Laranja Lima foi dirigido por Marcos Bernstein e tem como elenco principal o ator mirim João Guilherme Ávila como Zezé, e José de Abreu como Portuga. O filme foi lançado pela primeira vez no Festival do Rio de 2012.