sábado, 4 de maio de 2013

Dica da Semana: Meu Pé de Laranja Lima


Quem nunca leu quando era criança Meu Pé de Laranja Lima, escrito por José Mauro de Vasconcelos, deveria ler agora. Apesar de ser uma história infantil o livro é marcado por aspectos reais como pobreza, desemprego e violência infantil que emocionam não só as crianças, mas também os adultos. 
Obra teve primeira adaptação em 1970

O romance juvenil foi publicado em 1968. Escrito em 12 dias Meu pé de Laranja Lima bateu recordes de vendagem logo na primeira publicação. Hoje o livro está na 221ª edição, com cerca de meio milhão de exemplares vendidos. A obra não foi sucesso de público somente no Brasil, onde foi adotado pelas escolas, mas conquistou também diversos outros países sendo traduzido para 52 línguas e publicado em 19 países. 

A obra de Vasconcelos alcançou tanto sucesso que em 1970 teve sua primeira adaptação ao cinema. O drama foi dirigido por Aurélio Teixeira e foi na época sucesso de bilheteria. Além do cinema o livro também foi adaptado para TV, com as novelas homônimas exibidas pela Rede Tupi (1970) e Bandeirantes (1980 e 1998).  

Em abril de 2013 foi lançada a segunda adaptação do livro de José Mauro de Vasconcelos. A ideia do filme nasceu em 2004 quando a produtora  Kátia Machado pediu a Marcos Bernstein e Melanie Dimantas que escrevessem o roteiro. 

Para adaptar a obra os roteiristas fizeram algumas modificações na história original e deram um sentido mais atual ao longa. No site Cinema em Casa o diretor Marcos Bernstein informa que se buscava uma dinâmica mais contemporânea  “Ele tem um tempo de situar a história, estabelecer o universo do Zezé, a casa dele, do que ele está tentando escapar, mas acho que ele vai ganhando um ritmo que é um ritmo mais contemporâneo...”. 

Por causa na demora no financiamento de filmes no país o filme Meu Pé de Laranja Lima perdeu a coprodução com a França tendo que reformular o projeto inicial o que fez atrasar o lançamento do longa. Foram dez anos para ser o filme ser adaptado.  

O drama Meu Pé de Laranja Lima foi dirigido por Marcos Bernstein e tem como elenco principal o ator mirim João Guilherme Ávila como Zezé, e José de Abreu como Portuga. O filme foi lançado pela primeira vez no Festival do Rio de 2012. 




quarta-feira, 1 de maio de 2013

Divergente é promessa para os jovens em 2014


Um filme que promete fazer sucesso com os jovens em 2014 será Divergente. Ficção científica dirigido por Neil Burger o romance é baseado no primeiro livro da série de Veronica Roth.

O livro Divergente foi lançado em abril de 2011, mas só chegou no brasil em 2012. O romance tornou-se um  best-seller do The New York Times alcançando o primeiro lugar entre os livros mais vendidos. 

Os direitos foi comprado em pela pela Summit Entertainment por US$ 5,5 milhões. As gravações foram realizadas em Chicago, EUA, onde a trama acontece e previsao é de estreia do filme para março de 2014.


Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.