quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS

Muitos dos livros de Jorge Amado já foram adaptados tanto pelo cinema, quanto para as telenovelas, o livro Dona Flor e Seus Dois Maridos, escrito por Jorge Amado, foi um deles. Publicado em 1966 o livro é dividido em cinco partes, e segundo o site Resumos de livros: “cada uma era aberta por uma lição de culinária de Flor, que é professora desta arte”. O livro de Jorge é uma das obras literárias brasileiras conhecida pelo mundo todo e uma das obras primas do autor.
A história conta a vida de Flor, que depois de seu marido Vadinho morrer, casa-se de novo com Teodoro Madureira. Algum tempo depois de casar-se com seu segundo marido o espírito de Vadinho aparece provocando-a. A história se desenrola com o espírito de Vadinho tentando reconquistar a esposa, esta faz de tudo para se livrar do espírito, até apelando para simpatias. No final Flor sucumbi aos encantos de espírito e passa a viver com ele e o novo marido, o Madureira.
Como comenta o site Resumo de Livros, no livro aparecem misturas religiosas, com seus santos e crenças, do catolicismo e do candomblé.
Dirigido por Bruno Barreto, o filme segue a linha do livro. Comédia de 1976 o filme foi recordista de público no cinema brasileiro da época, levando cerca de 12 milhões de espectadores aos cinemas, segundo o adoro cinema . O filme foi refilmado nos Estados Unidos como Meu Adorável Fantasma, e foi adaptado também para a televisão como mini-série da Rede Globo em 1998.
Além disso, ganhou dois prêmios; no Festival de Gramado como melhor diretor e trilha sonora e no Globo de Ouro como Melhor filme estrangeiro.
Além de ter sido mini-série e filme o livro também sofreu adaptação para o teatro, e está sendo exibidas numa turnê, dirigido por Pedro Vasconcelos com Carol Castro, Marcelo Dias e Duda Ribeiro, que a partir de janeiro de 2009 estará se apresentando no Rio de Janeiro.

Sinopse:Durante o carnaval de 1943 na Bahia, Vadinho (José Wilker), um mulherengo e jogador inveterado, morre repentinamente e sua mulher, Dona Flor (Sônia Braga), fica inconsolável, pois apesar dele ter vários defeitos era um excelente amante. Mas após algum tempo ela se casa com Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), um farmacêutico que é exatamente o oposto do primeiro marido. Ela passa a ter uma vida estável e tranqüila, mas tediosa e, de tanto "chamar" pelo primeiro marido, ele um dia aparece nu na sua cama. Então ela pede ajuda a uma amiga, dizendo que quase foi seduzida pelo finado esposo. Um pai de santo se prontifica a afastar o espírito de Vadinho, mas existe um problema: no fundo Flor quer que ele fique, pois há um forte desejo que precisa ser saciado
Fonte: Adoro Cinema
TAILER

sábado, 6 de dezembro de 2008

"The Secret" O Segredo

Quebrando todas as regras deste blog, "The Secret" (O Segredo) foi primeiramente um filme. Feito para ser distribuído pela internet fez tanto sucesso que em 2007 foi publicado como livro.

Em 2006 Rhonda Byrne passava por maus momentos em sua vida, foi quando sua filha lhe mostrou, segundo site Viver, as fotocópias do livro o livro The Science of Getting Rich, de Wallace Wattles. Interessada pelo assunto do livro Rhonda fez pesquisas e decidiu passar a história adiante.
Um alto-ajuda disfarçado de documentário, o filme, distribuído na internet em 2006, foi fruto de uma investigação sistemática de Rhonda Byrne em viagens e entrevistas com professores e religiosos em vários lugares dos Estados Unidos. Byrne descobriu que várias personalidades históricas tiverem contato com O Segredo, como por exemplo, Platão, Galileu, Beethoven e Einstein.
Em 2007, com todo o seu sucesso, o filme foi transformado em livro e, segundo o blog Lendo.org “superou a marca de 4 milhões de livros vendidos em dois meses, pouco depois de seu lançamento oficial”, estando no segundo lugar dos livros mais vendidos em 2008.
O livro já ganhou tantos adeptos quanto o filme, contando tem várias versões publicadas, inclusive a da apresentadora Ana Maria Braga. Além do mais o livro tem comunidades no Orkut e um site oficial.

SinopseAo longo da existência da humanidade, um grande segredo foi protegido a ferro e fogo. Homens e mulheres extraordinários o descobriram e não só alcançaram feitos incríveis como também mudaram o curso de nossa história. Platão, Da Vinci, Galileu, Thomas Edison, Beethoven, Napoleão, Abraham Lincoln e Einstein foram alguns dos grandes homens que controlavam a força desse mistério. E agora, após milhares de anos, o Segredo será revelado para todo o mundo!
Fonte: Interfilmes

TRAILER

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O Colecionador de Ossos

Lançado em 1999, o filme O Colecionador de Ossos foi baseado na história do livro de Jeffery Deaver. O livro foi a primeira história da série sobre o detetive Lincoln Rhyme. Apesar do sucesso do livro, o filme não ganhou muitos adeptos.

O livro de Jeffery Deaver conta a história de um detetive tetraplégico, Lincoln Rhyme, que investiga um assassino. A novata Amelia Donaghy investiga os crimes com Rheyme e vai atrás do assassino que deixa pistas, enquanto Rhyme está internado nun hospital. O livro é um sucesso nos Estados Unidos, sendo o primeiro livro da série do detetive Rhyme.
O filme, foi lançado em 1999 pela Universal Pictures e Columbia Pictures e tem 118 minutos de duração. Apesar de sofrer duras críticas, por conter esquemas repetitivos de filmes de investigação, o filme tem cenas de muito suspense e diálogos interessantes.
O filme foi dirigido por Phillip Noyce, e tem no seu elenco Denzel Washington com Lincoln Rhyme, Angelina Jolie com Amelia Donaghy e Queen Latifah como Thelma. O filme ficou 18 semanas em cartaz, em todo o mundo, e rendeu cerca de US$66,518,655, segundo o Boxoffice.

Sinopse
Em Nova York, durante uma investigação Lincoln Rhyme, um conceituado policial, sofre um acidente quando uma viga cai sobre ele, deixando-o tetraplégico. Após quatro anos em uma cama, onde é vítima de ataques que podem transformá-lo em um vegetal, Rhyme se concentra na idéia de suicídio, mas como é difícil para ele se matar tenta convencer aos que estão em sua volta em ajudá-lo na eutanásia, que chama de transição final. Mas repentinamente tudo muda quando um serial killer comete crimes violentos e fica claro que o criminoso quer dizer alguma coisa. Em virtude de ser respeitado por seus colegas um laboratório, os meios modernos de investigação são levados para sua casa, mas o mais importante é a presença de Amelia Donaghy, uma policial de rua que Rhyme considera ser a pessoa perfeita para investigar. Mas Howard Cheney, o chefe de polícia, é um monumento à incompetência que só sabe criar entraves, apesar de mais crimes estarem acontecendo.

TRAILER